Redenção / Pará -

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

OS ELEMENTOS QUÍMICOS EM NOSSAS VIDAS


Olá, Gente!

Vou começar uma seção de artigos sobre a utilização dos elementos químicos em nosso dia-a-dia.
O primeiro é o Iodo, elemento químico da Família 17A, mais conhecido como halogênio, tem nº Atômico (Z)=53 e nº de massa (A)= 126,9, sua distribuição eletrônica em camadas é: K2, L8, M18, N18, O7.
O Iodo é um elemento muito importante em nossa vida principalmente para a nossa saúde. Leiam o texto abaixo para confirmarmos.
Sabem por que o sal que consumimos tem iodo?
O iodo é um micro-nutriente essencial à síntese de hormônios da glândula tireóide, desempenhando um papel único na prevenção dos “Distúrbios por Deficiência de Iodo – DDI”, como bócio, cretinismo, surdez, retardo mental e abortos prematuros. Há três décadas, vêm sendo adicionado ao sal destinado ao consumo humano para suprir suas possíveis deficiências na população brasileira. É uma exigência do Ministério da Saúde,adicionar certa quantidade de iodo no sal que usamos dia a dia e este iodo ajuda na saúde da população inteira. 


O iodo é indispensável na nossa vida e a falta dele leva a problemas de Tireóide e outras doenças como a surdez, retardo mental, abortos prematuros, bócio e cretinismo. O organismo fica deficiente na produção de tiroxina e triodotironina, obrigando a glândula da tireóide a acelerar a atividade secretora e por isso aumenta de tamanho, criando assim o papo, nome popular para esta anomalia. 

No Brasil o Iodo já é misturado ao sal à 30 anos, suprindo as necessidades humanas e evitando muitas doenças. A quantidade ideal de consumo é de 20mg até 60mg de iodo por cada quilo de sal, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo ele também quem faz o controle e a fiscalização do produto que consumimos. Quem quiser saber mais acesse o link (Resolução ANVISA - RDC nº 130, de 26/05/2003).
Depois de ter lido o texto, faça uma reflexão sobre a utilidade do sal e sempre que for comprar para sua casa observe se no rótulo diz que o sal é iodado.
Agora, vamos compartilhar uma enquete, responda-a.Daqui 5 dias responderei a mesma.
Edson Machado.

Nenhum comentário: