Redenção / Pará -

domingo, 21 de novembro de 2010

CURIOSIDADES...

POR QUE AS CEBOLAS FAZEM CHORAR?

Quando estamos ministrando aulas de química, o que mais a gente ouve é o porquê de estudarmos certos assuntos de química.
Muitas vezes nos parece complicado quando visualizamos as fórmulas químicas e suas equações. Sabe, através dos anos de sala de aula percebemos que a contextualização dos conteúdos é o meio mais óbvio de entender e compreender a química, pois ela está em nosso cotidiano. Para ter uma compreensão do que falo leiam o texto sobre as cebolas.
Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos(sulfóxidos de aminoácidos).
As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfênico. O ácido sulfênico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico (H2SO4) e sulfídrico (H2S).O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder.
Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação. É provável que tenha por hábito esfregar os olhos, mas não podia fazer pior uma vez que terá sumo de cebola nas mãos.
Não obstante, são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Para reduzir a libertação do gás recomenda-se descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica. Molhar as mãos e a cebola antes de  cortar vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a umidade dos seus olhos).
O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás,logo menos irritação.
Cebolas frias tiradas da geladeira provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem esfriar a faca por 2 minutos na geladeira antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Diferentes espécies de cebolas libertarão quantidades diferentes de ácidos, portanto a irritação que provocam também será diferente. 

Gostaram do texto? Procurei fazer uma relacão com nosso cotidiano.
Assim observa-se que no 3º bimestre estudamos sobre as funções inorgânicas (ácidos, bases, óxidos e sais). Se prestaram atenção verificaram que o texto falou de dois ácidos um oxigenado e outro hidrogenado. Faça um comentário dizendo os nomes dos ácidos mencionados no texto.

Edson Machado

5 comentários:

Unknown disse...

Olá professor!
Agora já sei como cortar cebolas e não chorar, vou dar a dica para minha mãe também.
Abraços.

Unknown disse...

Muito interessante esse texto sobre cebola agora dá pra entender melhor por que sempre choramos quando cortamos elas.......
Alunas Ana Paula Suruí,Lucivania,Sinayra,Cleidiane,Rosivane e Rafaiane....3ão vesp.

Unknown disse...

ácido sulfúrico (H2SO4) e sulfídrico (H2S)
Alunas Ana Paula Suruí ,Lucivania,Sinayra,Cleidiane,Rosivane e Rafaiane....3ão vesp.

Unknown disse...

olá professor!
gostamos muitos desse texto,ficamos sabendo mas sobre a cebolas.as células das cébolas tém duas seções,uma que chama enzimas e outras sulfluretos(sulfóxidos de aminóacídos.Quando a cebola são cortadas ,as suas células são quebradas
Asenzimas decompõem os sulfluretos produzindos ácido sulfuretos.O ácido sulfênico é instável e decompõem senum gás volátil chamado sin-propanetial-s-óxido.
O gás espalha-se pelo ar que eventualmente chega aos olhos.
isso quer nos apredemos nesse texto quer é muito importante.
Alunas:Elane,Nayane,Nayara Vanessa 3:ano verpetino

Unknown disse...

Muito bom esse texto,pois ele nos mostra o por que de quando choramos ao cortar a cebola.Não era do nosso conhecimento que ao molhar as mãos e a cebola antes de cortar-la reduz o efeito do gás da cebola e muito menos que o cheiro das mãos poderá ser eliminado com o limão.
Alunas:Luciana Santos,Maria Estefane Sousa,Janaína sousa,Iara Costa e Mayara de Almeida.3ano Vespt.