Redenção / Pará -

sábado, 4 de setembro de 2010

Isomeria Óptica - A Anfetamina

ANFETAMINA PODEROSO ESTIMULANTE

A anfetamina é um medicamento com podreosa ação estimulante sobre o sistema nervoso central. Pode ser usada, sob orientação médica no tratamento de pacientes que sofrem de depressão.
Em alguns países (não é o caso do Brasil), dois fabricantes vendem esse medicamento com nomes comerciais diferentes, os quais vamos chamar de A e B. Em análise verifica-se que ambos possuem exatamente a mesma fórmula estrutural plana. A dose diária de A indicada com antidepressor é de 5mg, enquanto, para obter o mesmo efeito, um paciente deve ingerir 10mg de B. Se ambos possuem a mesma fórmula estrtutural plana, qual será o motivo para essa aparente contradição?
Respondendo a questão vamos fazer uma relação com o conteúdo ISOMERIA ÓPTICA que estamos estudando neste bimestre no 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Estaduais Maria Benta e Palma Muniz.
Verifica-se que de acordo com estudos científicos a anfetamina possui um CARBONO QUIRAL, isso faz com que ela possua dois isômeros ópticos, sendo que um deles atua sobre o organismo como medicamento (efeito fisiológico), mas o outro não.
Então podemos concluir que o produto A, cuja dose diária é de 5mg, é composto apenas pelo isômero que possui efeito como medicamento. Já o produto B, cuja dose diária é o dobro (10mg), constitui uma MISTURA RACÊMICA, inativa. Ao ingerir 10mg desse produto, o paciente estará ingerindo 5mg do isômero que atua como medicamento e 5mg do outro, que não atua.
Daí percebemos o verdadeiro encaixe de alguns medicamentos em nosso organismo e seus efeitos colaterais, assim podemos sempre fazer uma relação científica entre os conteúdos estudados em sala de aula e a aplicação deles em nosso cotidiano.


Edson Machado.

Um comentário:

Unknown disse...

Nós achamos que o texto tenta nos mostrar o porque realmente dos alimentos serem guardados em geladeira, nos mostra também á importância da temperatura na conservação dos alimentos.


Thalia Daiane de Sousa
Kassiany dos Santos

2ºB Vespertino