Redenção / Pará -

sábado, 4 de setembro de 2010

Cinética Química

PORQUE OS ALIMENTOS SÃO GUARDADOS EM GELADEIRAS?

Aparentemente esta indagação parece ser muito simples e obvia, não é mesmo, mas quando relacionamos com estudos voltados para a Química, encontramos respostas mais classicas e clara.
Quando estudamos a parte de Cinética Química, conteúdo referente ao 3º Bimestre dos 2º anos da Escola Estadual Maria Benta, fica mais claro o entendimento do porquê que os alimentos são guardados em geladeiras, pois para a Cinética existem 5 fatores que influenciam na velocidade de uma reação química: superfície de contato, temperatura, natureza dos reagentes, concentração dos reagentes e catalisador.
Para responder a questão proposta utilizaremos o seguinte fator: TEMPERATURA, pois de acordo com a cinética "quanto maior a temperatura maior será a velocidade da reação química, assim 1 kg de carne deteriora mais rapidamente se ficar fora da geladeira, porque fora a temperatura, aqui em nossa região é de aproximadamente 35 ºC, enquanto a temperatura média  dentro da geladeira é de mais ou menos 10 ºC. Isto comprova a utilização de geladeiras como conservantes de alimentos.
São situações tão simples, mas que tem uma relação muito intensa com nossa vida diária e muitas vezes respondendo perguntas tão simples.

Edson Machado.

10 comentários:

Unknown disse...

E muito comum as pessoas colocarem os alimentos na geladeira sem saber o porque esses alimentos são conservados, e por causa da temperatura que conserva os alimentos.
Ass: Layna Biank B. Tavares
1 ano 'c'
vespertino.

jaspion gomes paz disse...

Muito enteressante, muito obvio nós guardamos alimentos na geladeira para concervar o alimento ou seja para não apodrecer . A carne por exemplo nós colocamos na geladeira para não temos o trabalho de fazer carne de sol.

Unknown disse...

Eu entendi que os alimentos são conservados na geladeira porque eles duram mais, por causa da temperatura pois eles são mais conservados em locais frios.
A temperatura deve ser mantida de acordo com o ambiente pois dependendo do tempo podemos conservar nossos alimentos.
Adynoane dias de souza
1c vesperti

Unknown disse...

bom, e muito comum as pessoas colocarem alimentos na geladeira por que se nao colocarem estragam,pricipalmente carnes verduras etc.estragam facilmente,então por isso temos que coloca sim alimentos em geladeira concordo com o texto e muito interessante....valew.....f3f3zinh@@ e Lelia do 2°b vespertino........

Unknown disse...

muito interessante esse texto so assim as pessoas tem as conciencia de que os alimentos na geladeira devem ser congelados e conservados**********
Katyla elayde e ludymila
2 ano "b"

Unknown disse...

nos estudamos essa matéria e aprendemos que e importante colocar os alimentos na geladeira para conserva-los e nao estragar tao rapido pois a temperatura e maior e a velocidade e mais rapida muito legal essa materia mais melhor do que ela e o professor que nos ensina .

prof tudo de bom pra voxe . bjim

ass; Michelle M.c Cartney e Kamila Rodrigues
2 ano 'b'

Unknown disse...

E muito obvio sempre colocamos alimentos na geladeira, mas cada pessoa organiza de diferente formas,pois cada alimento precisa de uma temperatura para conserva-la.

Unknown disse...

Nós entendemos,que quando colocamos alimentos na geladeira é para serem conservados,dependendo do grau de temperatura e também do alimento.Porquê tem muitos alimentos que estragam mais rápidos.

samara disse...

nosso dia a dia usamos a geladeira.
para conserva os alimentos um exemplo é a carne moída,mesmo estando na geladeira a superfície de contato e maior e devido a baixa temperatura demora para que a a carne estrague.essa e a importância de estudar a cinética química.
ASS;SAMARA,NELMA,VANESSA
2A VESPERTINO

Unknown disse...

varias pessoas tem geladeiras em sua casa e não sabe o que tem nelas; mas o importante e a temperatura que ficar esses alimentos alguns e pra ficar em temperaturas bem elevadas, já outras não, algumas muito baixas.
ass; RAYLANE MOREIRA LACERDA
1 ANO 'C' VESPERTINO