Redenção / Pará -

domingo, 16 de agosto de 2009

TEXTO REFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 3º ANO

A MOLÉCULA DA FELICIDADE
Se existe uma substância no corpo humano que se pode chamar de molécula da felicidade, seu nome é SEROTONINA. Presente entre os neurônios, nas plaquetas do sangue e também na parede do intestino, a serotonina é a substância que está associada a muito do que a vida apresenta de bom: o desejo sexual, o bom humor, o apetite, o sono. Sua carência ou excesso também está por trás de coisas ruins, como depressão, insônia, ansiedade. "Nenhuma substância possui tantas funções", diz o psicofarmacologista americano Ronald Borne, professpor da Universidade do Mississipi. Identificada pelos cientistas na década de 50, mas só há dez anos convertida em coqueluche dos psiquiatras, a serotonina é um pó branco, parecido com o sal. Não tem gosto nem cheiro.
No organismo, dissolvida no sangue, torna-se invisível. A quantidade de serotonina presente no corpo de uma pessoa adulta é ínfima: 1,1 miléssimo de grama.
As pessoas, incoscientes, cuidam da serotonina todos os dias. Quem come um pedaço de chocolate, por exemplo, costuma sentir-se melhor - uma sensação que pode ser explicada quimicamente. O açúcar, entre outros alimentos, contribui para equilibrar o nível de serotonina. Também existem formas de cuidar dessa molécula a partir de orientação médica. Entre as drogas mais avançadas, os remédios que agem sobre a serotonina movimentam um mercado que deve atingir a marca de 10 bilhões de dólares nos próximos anos.

45 comentários:

Unknown disse...

Ranklina:eu acho que isso fais muito bom por animo
das pessoas.

Raynnara Saraiva disse...

ainda bem que temos a serotonina em nosso corpo, já pensou num sentir prazer nenhum enquanto comemos chocolate. Não ter felicidade é horrível!!!!!
Raynnara Saraiva
Dayanara e
Andressa Medrado.
profº. seu blog ta fofo igual o senhor!!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei,pois eu não tinha o conhecimento ,o quanto essa molécula é importante no nosso dia a dia .Não consigo imaginar a nossa vida sem essa molécula.

Paloma Fernandes disse...

A serotonina é sem dúvidas uma molécula indispensável, de certa forma, para o equilíbrio de uma pessoa. Ela influencia ate mesmo no bem estar e satisfação, no sono por exemplo.
Sua deficiência ou excesso pode dar vez a um amplo mercado consumidor, ou seja até que se prove o contrário ela só trás benefícios.

Unknown disse...

gostamos muito do texto por que fala da molécula da felicidade que nos nem sabíamos que existia, mais e muito importante para o nosso dia-a-dia por que a nossa felicidade depende dessa pequena molécula....
beijossss
Elica Tanaiara, Ionara, Flávia.

familia disse...

Adorei!!!! pois a substância serve para aumenta os nervos do nosso corpo. É essa substância esta presente no chocolate. É ainda bem que esta presente ao nosso corpo pois ela traz a alegria de vive bem.

Dayane disse...

Daay:Adorei pois essa molecula trás muitas coisas boas em nosso dia-a-dia.

Dayane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É uma matéria muito interessante, pois, fala da serotonina que nós da prazer e o humor ao mesmo tempo principalmente,quando comemos chocolate.se as pessoas conhecesse esse asunto seriam mais alegre. Uma das funções da serotonina é satisfazer o desejo sexual, acredito que e por isso que é chamada molécula da felicidade.
Ana Paula e Mônica

Unknown disse...

ate que essa serotonina nos tras coisas muito boas principalmente para o terce irão que tem uma preguiça adorei saber um pouco mas dessa serotonina vallllllllleeeeeeuuuuuuuu mayara trindade a gata que nãomia mas arrepia...;

Anônimo disse...

bem eu não sabia que existia essa molécula no nosso corpo pois se não tivesse essa molécula seria horrível...nos não sentiríamos prazer!!!

Unknown disse...

É isso ai já pensou fazer sexo sem prazer. Seria como comer hisopór, caraca muito 100 graça.Por isso devemos agradecer a essa maravilhosa molécula.ass: Marciano,Saulo shongas.

Junior Sou demais disse...

Nos concluimos que a seretonina é boa para o organismo,quando é usada na medida certa,quando é usada de forma errada ela nos traz grande consequencias ,como insonia ,falta de apetite e etc.
ÂNGELA MARIA,
JÚNIOR DA SILVA
DOURACI RIBEIRO.

Dayane disse...

Adriana: ainda bem que a molécula da felicidade existe...!

Unknown disse...

Achei muito interessante pois não sabia que existia essa molécula. Ainda bem que existe,já pensou nossa vida sem humor? seria horrível né. obrigado molécula da felicidade. por me fazer feliz.

Unknown disse...

Que bom que existem moléculas como a serotonina, pois se não existisse esta molécula da felicidade, como seria nossas vidas não é mesmo? ?Muuuuuuuuito legal esta postagem!!!!!!!!
Luanna, Deylianne e Girleny

Unknown disse...

ja pensou uma amiga minha ela nao sobreviveria sem essa molecula ela paresse gostar tanto de prazer prazer.so uma pista para descobri-la costumam chama-la de tereú.

Bianca Maniero disse...

Sem dúvidas a serotonina é uma molécula indispensável na vida.Ainda bem que seus níveis não são passados genéticamente,acaso nossos "progenitores" teriam que fazer o "cúmulo do equilibrio",pois não é fácil ter uma "vidinha" sempre prazerosa. Aliás concordamos que a indústria da serotonina movimenta muito mais do que esses 10 milhões sempre coca-cola. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
hehehehehe

some ar belong
Bianca Maniero > bibi<
Shaulo Shyguemithsu > O próprio<

Unknown disse...

OK!!!
ESSA MOLÉCULA CHAMADA SERETONIA E AAANNNIIIMMMAAALLL!!!
POIS NOS PROPORCIONA ANIMO PARA VIVER MELHOR A CADA DIA. JÁ IMAGINOU SE NOS NAO A TIVÉSSEMOS?
NOS SERÍAMOS SER HUMANOS SEM ADRENALINA.

OBRIGADA QUERIDO PROFESSOR PELA OPORTUNIDADE DE FAZER ESSE COMENTÁRIO FABULOSO!

Unknown disse...

nossa eu não sabia que existia uma substância tão importante coma serotonina para nossa vida no dia a dia achei legal esse texto.

Unknown disse...

nossa eu achei super legal esse texto pq as vezes não sabemos da importâ ncia de algumas substâncias que existem em nosso corpo!

Unknown disse...

legal pois eu não sabia que essa molécula é tão importante para o nosso corpo.

Unknown disse...

Eu achei muito enteresante

Unknown disse...

Eu achei muito enteresante

Unknown disse...

Eu achei muito enteresante

Unknown disse...

eu gostei desta molécula,então eu ja sei pq muitas pessoas são mau-humoradas é por falta de serotonina.

Unknown disse...

Essa só podia ser a molécula da filicidade.

Unknown disse...

Será que é a molécula da felicidade mesmooooooooooooooooooooo!

Unknown disse...

Adorei conhecer a serotonina elas nos da muitas felicidades para que precisa.muitas pessoa gostam de comer chocolate mais muitas outras pessoas falam que o chocolate fais muito mal para saude como o alto do coresterol.Como no texto deixou bem claro que o chocolate da felicidade entao muitas pessoa vam comer mais do que comer da sua vida fica tam faliz. bom exite as molecula em nosso oganismo.
Esta materia eu mim enterecei bastante chocolate na minha vida sempre vai ter
DE:Patricia bispo.............

The best disse...

Á serotonina pelo que eu pudi ver é uma substancia que tem fator escepisional, que reage em nosso organismo de forma que todos os prazeres são voltados á serotonina!!!!!!!!!!........

The best disse...

Á serotonina pelo que eu pudi ver é uma substancia que tem fator escepisional, que reage em nosso organismo de forma que todos os prazeres são voltados á serotonina!!!!!!!!!!........

The best disse...

Á serotonina pelo que eu pudi ver é uma substancia que tem fator escepisional, que reage em nosso organismo de forma que todos os prazeres são voltados á serotonina!!!!!!!!!!........

Unknown disse...

esse é um assunto muito interessante por que na verdade, tudo o mostra bem esta e felicidade as pessoas gostam. E como essa molécula traz felicidade é muito bom. Na minha opinião deveria haver dela no mercado para vender, assim todo mundo ficaria feliz por um bom tempo:

Unknown disse...

Eu entendi que serotonina é muito importante em nossa vida... a serotonina está presente no nosso sangue e também na parede do intestino por trás de tantas qualidade. Está também Sua carência ou excesso por trás de coisas ruins, como depressão, insônia, ansiedade.
Essa molécula e muito importante e nossas vidas, sem duvida ela trás muito beneficio para nossa saúde...
Aluna: Geane e viviane
3'A'Noite

Unknown disse...

sim chocolate e otimo para vida



materia muito legal?

moleculas no nosso oganismo e otimo
chocolate melho ainda

Patricia bispo

Unknown disse...

SEROTONINA. Presente entre os neurônios, nas plaquetas do sangue e também na parede do intestino, a serotonina é a substância que está associada a muito do que a vida apresenta de bom: o desejo sexual, o bom humor, o apetite, o sono. Sua carência ou excesso também está por trás de coisas ruins, como depressão, insônia, ansiedade. "Nenhuma substância possui tantas funções",Entre tudo a Serotonina esta presente em nossa vida... ele também sebre estara em nosso sangue nó nosso hoganismo ser duvida ele trás beneficio para a nossa saúde...
Aluno:douglas borges de Souoza
3*ano noturno

Unknown disse...

tudo na nossa vida force assim todo tempo? e si todas as pessoa que comerem uma barra
de chocolate resolvece o seus problemas
por as molecula para vida e muito em portanres




PATRYCYA BISPO?????????????

The best disse...

A SEROTONINA COMO PUDI VER E A SUBSTANCIA
QUE CONTROLA OS PRAZERES DO CORPO HUMANO
I E UMA COISA QUE FACINA AS PESSOAS
DE FORMA MEIA QUE DUVIDOSA!!!!.

Unknown disse...

a molecula da felicidade
entendo com este texto que existe uma substancia no corpo humano responsavel por algumas




NELCINA E ANA LUCIA

Unknown disse...

WANDERSON E ÁURÉO 1ª;B noturno

A serrotonina é uma substancia que tem uma granden importancia para o corpo humano em varios aspectos.
Entre eles a sensação de felicidade, que
faz uma pessoa ficar em um estado de plena felicidade.

Unknown disse...

a serotonina ainda bem que ela existe porque sem ela a vida nao seria boa porque tudo que fazemos esta relacionado ao desejo e bem esta.

Unknown disse...

1º B noturno Keylla,nauri junior Moleculas da Felicidades e uma substancia humana que satisfas o ser humano como sexo, entretanto relatamos uma grande parte de moleculas serotonina no corpo humano que por exemplo: o chocolate que nós aperfeituamos e sentimos grande prazer
cada vez que comemos mais queremos.

Unknown disse...

Esse texto e muito interessante pois eu não sabia que por causa dessa molécula podemos sente prazer das coisas que comemos.

Unknown disse...

é interessante o papel da Serotonina que faz em nosso organismo, como é imporatante para o dia- a-dia de nosso contidiano. Trazendo felicidade em as vontade de prazer de todos os dias.
Genivaldo e Juliana santos 3ºA ano M° benta,noturno

Unknown disse...

bastante interessante!!