Redenção / Pará -

domingo, 16 de agosto de 2009

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 2º ANO

O DESLOCAMENTO QUE SE SENTE

O oxigênio do ar que respiramos, ao chegar aos pulmões, entra em contato com a hemoglobina (Hem0 do sangue, dando origem à oxi-hemoglobina (HemO2) que é responsável pelo transporte de O2 até as células de todo o organismo. Assim, ocorre no sangue o seguinte equilíbrio:
Hem (aq) + O2 (g) ----> HemO2 (aq)
Á medida que uma pessoa se desloa para locais de maior altitude, a quantidade e a pressão parcial de O2 no ar vai diminuindo e esse equilíbrio vai se deslocando para a esquerda. Com isso, reduz-se a quantidade de oxi-hemoglobina, o que compromete a chegada de O2 às célúlas de todo organismo: a pessoa sente fadiga e tontura, e pode até morrer em casos extremos. O corpo, sem dúvidas, tenta reagir produzindo mais hemoglobina: esse processo, porém, é lento e somente se conclui depois de várias semanas de "ambientação" da pessoa com a altitude. É interessante notar que os povos nativos de lugares muito altos, como o Himalaia, desenvolveram, através de muitas gerações, taxas de hemoglobina mais elevadas do que a dos habitantes à beira-mar. Esse fenômeno proporciona uma boa vantagem, por exemplo, aos jogadores de futebol da Bolívia, em relação a seus adversários estrangeiros, quando disputam uma partida na cidade de La Paz, a mais de 3.600 metros de altitudes.

14 comentários:

Unknown disse...

O corpo, sem dúvidas, tenta reagir produzindo mais hemoglobina: esse processo, porém, é lento e somente se conclui depois de várias semanas de "ambientação" isso é legal com esse de futibol da bolivia isso é inativo e inseperado com esse acontecimento dos jogadores estramgeiro q vai joga la............

Unknown disse...

A respiração , como sabemos,é necessária em todo ser vivo e como diz no texto a hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio para todas partes do nosso corpo e se acontecer desse componente do sangue faltar é provável que ocorra tonturas, náuseas e em casos extremos pode levar a morte!
Kellen Cristina, Luzia Cavalcante, Elenice Gomes.

Unknown disse...

PROFESSOR EDSON SEU TEXTO É MUITO INTERESSANTE NÃO SABIA Q PESSOAS COM POUCA HEMOGLOBINA E EM LUGARES ALTOS CHEGARIA ATÉ A DESMAIAR. ENTAO SE OS NOSSOS JOGADORES DO BRASIL FOREM JOGAR EM BOLÍVIA A TAXA DE HEMOGLOBINA DELES IRIAM SER MAIS BAIXA DO Q OS JOGADORES Q JÁ MORAM LÁ E ISTO SE TRARIA VANTAGENS PARA OS JOGADORES Q MORAM LA.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O que eu pude entender do texto é que o corpo humano se adequa as mudanças que ocorrem de acordo como cada região do mundo, mas o organismo precisa de tempo para realizar essa adequação organica. Assim também ocorre quando ficamos doentes o nosso organismo se defende contra a doença infasorá; só que para isso ocerrer o sistema imunologico necessita estar equilibrado para vencer essa batalha.

Unknown disse...

O corpo também precisa de equilibrio para manter seu funcionamento, e a hemoglobina é responsavel por essa função. eu acho que as pessoas que fazem escaladas em montanhas algumas chegam a morrer porque o seu corpo não consegue alcançar o equilibrio necessario para mantelo vivo.em um jogo do flamengo contra um time boliviano acontecido na bolivia, os jogadores do flamengo passaram mal e tiveram que parar o jogo.

deus disse...

achei muito importante esta informação sobre o oxigênio, ou seja, o ar, que quando a pessoa estiver em lugares de alta altitude, o ar fica mais escasso favorável a respiração do indivíduo.............

Unknown disse...

Esse texto tem uma informação muito legal, e podemos tomar como exemplo a história de um brasileiro que infelizmente morreu ao tentar escalar uma montanha muito , muito alta. E não só ele mas também muitas outras pessoas que desafiam a natureza e os limites do seu corpo.
LUCIANA SANTOS,
RAYMARA OLIVEIRA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

muito interessante essa informação pois o corpo humano tende a seadaptar com a atitude, caso contrario pode sofrer varias consequencias ate mesmo a morte. CHOQUEEEEEEEEEEEEI GALERA1!!!!!!!!!!!!!
COMENTARISTAS:marcia e sinayra

Unknown disse...

A hemoglobina é uma bom assunto,o mais interessante e que a parti do momento em em que uma pessoa se desloca para outros locais de maior altitude;a quantidade de pressão ela vai cada vez mais diminuindo e todo o equilíbrio vai se deslocando e ai reduz-se a quantidade de oxi-hemoglobina.

Unknown disse...

O ar que respiramos é muito importante
por que sem ele nós não sobrevivemos.A hemoglobina é responsavél pelo o transporte do oxigênio do nosso corpo.Os povos nativos de lugares muitos altos desenvolveram taxas de hemoglobina para proporcionar uma boa vantagem de oxigênio
melhor.

Unknown disse...

o texto apresentado foi muito importante pois só assim podemos compreender como a químik nos axilia em muitas coisas importantes como essa
JHENYFFER,POLIANA,TAÍS E REGINA "TURMA DO FUNDÃO"

Unknown disse...

serotonia
caractericas da serotonia e a um po branco
parecido com sal não tem gosto nei cheiro

o deslocamento q se sente
caracteristicas uma quatidade q diminuem a oxi hemoglobina
aluno marcello 1B noite