Redenção / Pará -

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LEITURA COMPLEMENTAR PARA O TODOS OS ALUNOS

COMO SE ORIGINA A LUZ DO VAGA-LUME?
Alguns animais, como os insetos (o vaga-lume), moluscos, celenterados, anelídeos, peixes e outros organismos (bactérias e dinoflagelados). São capazes de emitir luz de cor azul, verde, amarela e vermelha. Esse fenômeno chama-se bioluminescência.
A bioluminescência é o resultado de uma reação de oxidorredução em que uma proteína (luciferina), em contato com o oxigênio e na presença de luciferase (uma enzima), se transforma em oxiluciferina, havendo emissão de radiação luminosa.
A luz sempre de baixa intensidade, é emitida sob forma de "fhashes", e sua cor varia com os vários tipos de luciferinas dos diferentes animais.
A luz é produzida em células especiais que formam órgãos complexos chamados fotóforos.
Alguns animais bioluminescentes não têm esses órgãos, e a luz que emitem é proveniente de bactérias luminescentes simbióticas.
O significado funcional da bioluminescência é bastante discutido. Possivelmente a emissão de luz sirva para comunicação e reconhecimento entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Alguns autores acreditam que a luminescência de certos organismos tenha surgido como um produto acidental de uma reação química qualquer e sem nenhuma função adaptativa.
Entretanto é muito pouco provável que tenha havido produção não adaptativa em algum momento evolutivo.
outros pensam que essas reações químicas seriam inicialmente processos de desintoxicação de oxigênio, necessária para a sobrevivência dos primeiros seres anaérobicos, isto é, que não necessitam do oxigênio.
Essas reações químicas para eliminar o excesso de oxigênio do ambiente levariam à formação de um composto químico que poderia emitir luz. Uns e outros acreditam que essas reações químicas seriam a base da origem e evolução da luminescência desses organismos. No reino animal a luminescência parece ter evoluído independentemente em muitos grupos diferentes: um desses grupos é o dos vaga-lumes.
Hoje, sabe-se que a luz dos vaga-lumes tem várias funções: comunicação intra-específica antes do acasalamento, proteção contra certos predadores, predação, isto é, atração pela luz de outros insetos que lhes servirão de alimentos etc. Em alguns casos as diferentes espécies podem ser identificadas pela cor, brilho, frequencia e duração do flash que emitem.
Folha de São Paulo.

5 comentários:

Unknown disse...

lguns animais, como os insetos (o vaga-lume), moluscos, celenterados, anelídeos, peixes e outros organismos (bactérias e dinoflagelados). São capazes de emitir luz de cor azul, verde, amarela e vermelha. Esse fenômeno chama-se bioluminescência.
A bioluminescência é o resultado de uma reação de oxidorredução em que uma proteína (luciferina), em contato com o oxigênio e na presença de luciferase (uma enzima), se transforma em oxiluciferina, havendo emissão de radiação luminosa.913843521232

Unknown disse...

Eu achei muito interesante.

Unknown disse...

Gostei!

Unknown disse...

eu achei muito enteressante
sobre os vagalumes sobre sua luz sobre suas proteçao e etc...

Unknown disse...

Eu achei muito legal quando se transforma em oxiluciferina.