Redenção / Pará -

domingo, 17 de outubro de 2010

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 2º ANO

EQUILÍBRIO QUÍMICO

Olá pessoal!

Neste primeiro momento nós vamos estudar equilíbrio químico, esse processo dinâmico em que as reações se processam.
Leiam o texto sobre o equilíbrio e em seguida darei exemplos cotidianos.

Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda da flecha e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.

Reagentes  \rightleftharpoons   Produtos
A + B  \rightleftharpoons   C + D

Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química. O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes).

Reagentes  \rightleftharpoons  Produtos
A + B  \rightleftharpoons  C + D

A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema.

Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.

Através deste texto eu quero que os alunos façam uma relação sobre o conteúdo estudado e o dia-a-dia de cada um, por isso vejam os exemplos abaixo:
O equilíbrio está muito presente em nossas vidas um deles é Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2)— que faz parte do Processo de Haber
N2(g) + 3H2(g)  \rightleftharpoons  2NH3(g)



 Outro exemplo muito legal é sobre o galinho do tempo, quando eu era criança, e visitava minha avó, verificava sempre em cima da geladeira um galinho que mudava de cor, não entendia mas gostava daquele fato interessante. Hoje sei o que ocorre com o galinho.
Quimicamente falando alí ocorre uma reação reversível onde se processa o equilíbrio químico do Cloreto de Cobalto II e funciona assim: um sal azul que se hidrata facilmente, o cloreto de cobalto, é aplicado no galo. Em contato com a umidade, típica dos dias de chuva, esse sal sofre uma reação química e fica rosa. As chances de acerto são de 70% no verão e 50% no inverno.
Veja a figura do galinho do tempo, acredito que com certeza vocês vão se lembrar dele.

E aí gostaram?
Abraços,

Tenham dúvidas e questionem através de comentários.

Edson Machado.

3 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS PELO GALINHO, ele vai fazer muito sucesso!!!!!

Unknown disse...

Nossa que legal esse galo q muda conforme o tempo.......
Alunas Ana Paula Suruí, Lucivania, Sinayra, Cleidiane, Rosivane e Rafaiane...3ão vesp

Unknown disse...

Quando uma reação quimica se realiza simultaneamente em dois sentidos é chamada de reação reversivel.
Em uma reação reversivel, o produto da reação direta funciona como reagente na reação inversa.
Foi o que observamos na experiencia q realizamos. Vimos que adicionando soda no dicromato ele reagirá e se trasformará em cromato. É se adcionarmos vinagre no cromato ele volta a ser dicromato.

ALUNAS: Acione Pereira - Dinalva Vieira - Maira Zenóbia - Maria Natividade - Mayara Silva
3ºão Vespertino.