EQUILÍBRIO QUÍMICO
Olá pessoal!
Neste primeiro momento nós vamos estudar equilíbrio químico, esse processo dinâmico em que as reações se processam.
Leiam o texto sobre o equilíbrio e em seguida darei exemplos cotidianos.
Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda da flecha e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.
Reagentes Produtos
A + B C + D
Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química. O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes).
Reagentes Produtos
A + B C + D
A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema.
Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.
Através deste texto eu quero que os alunos façam uma relação sobre o conteúdo estudado e o dia-a-dia de cada um, por isso vejam os exemplos abaixo:
O equilíbrio está muito presente em nossas vidas um deles é Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2)— que faz parte do Processo de Haber
N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
Outro exemplo muito legal é sobre o galinho do tempo, quando eu era criança, e visitava minha avó, verificava sempre em cima da geladeira um galinho que mudava de cor, não entendia mas gostava daquele fato interessante. Hoje sei o que ocorre com o galinho.
Quimicamente falando alí ocorre uma reação reversível onde se processa o equilíbrio químico do Cloreto de Cobalto II e funciona assim: um sal azul que se hidrata facilmente, o cloreto de cobalto, é aplicado no galo. Em contato com a umidade, típica dos dias de chuva, esse sal sofre uma reação química e fica rosa. As chances de acerto são de 70% no verão e 50% no inverno.
Veja a figura do galinho do tempo, acredito que com certeza vocês vão se lembrar dele.
E aí gostaram?
Abraços,
Tenham dúvidas e questionem através de comentários.
Edson Machado.
3 comentários:
PARABÉNS PELO GALINHO, ele vai fazer muito sucesso!!!!!
Nossa que legal esse galo q muda conforme o tempo.......
Alunas Ana Paula Suruí, Lucivania, Sinayra, Cleidiane, Rosivane e Rafaiane...3ão vesp
Quando uma reação quimica se realiza simultaneamente em dois sentidos é chamada de reação reversivel.
Em uma reação reversivel, o produto da reação direta funciona como reagente na reação inversa.
Foi o que observamos na experiencia q realizamos. Vimos que adicionando soda no dicromato ele reagirá e se trasformará em cromato. É se adcionarmos vinagre no cromato ele volta a ser dicromato.
ALUNAS: Acione Pereira - Dinalva Vieira - Maira Zenóbia - Maria Natividade - Mayara Silva
3ºão Vespertino.
Postar um comentário