Redenção / Pará -

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

OS ELEMENTOS QUÍMICOS EM NOSSAS VIDAS


Olá, Gente!

Vou começar uma seção de artigos sobre a utilização dos elementos químicos em nosso dia-a-dia.
O primeiro é o Iodo, elemento químico da Família 17A, mais conhecido como halogênio, tem nº Atômico (Z)=53 e nº de massa (A)= 126,9, sua distribuição eletrônica em camadas é: K2, L8, M18, N18, O7.
O Iodo é um elemento muito importante em nossa vida principalmente para a nossa saúde. Leiam o texto abaixo para confirmarmos.
Sabem por que o sal que consumimos tem iodo?
O iodo é um micro-nutriente essencial à síntese de hormônios da glândula tireóide, desempenhando um papel único na prevenção dos “Distúrbios por Deficiência de Iodo – DDI”, como bócio, cretinismo, surdez, retardo mental e abortos prematuros. Há três décadas, vêm sendo adicionado ao sal destinado ao consumo humano para suprir suas possíveis deficiências na população brasileira. É uma exigência do Ministério da Saúde,adicionar certa quantidade de iodo no sal que usamos dia a dia e este iodo ajuda na saúde da população inteira. 


O iodo é indispensável na nossa vida e a falta dele leva a problemas de Tireóide e outras doenças como a surdez, retardo mental, abortos prematuros, bócio e cretinismo. O organismo fica deficiente na produção de tiroxina e triodotironina, obrigando a glândula da tireóide a acelerar a atividade secretora e por isso aumenta de tamanho, criando assim o papo, nome popular para esta anomalia. 

No Brasil o Iodo já é misturado ao sal à 30 anos, suprindo as necessidades humanas e evitando muitas doenças. A quantidade ideal de consumo é de 20mg até 60mg de iodo por cada quilo de sal, segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo ele também quem faz o controle e a fiscalização do produto que consumimos. Quem quiser saber mais acesse o link (Resolução ANVISA - RDC nº 130, de 26/05/2003).
Depois de ter lido o texto, faça uma reflexão sobre a utilidade do sal e sempre que for comprar para sua casa observe se no rótulo diz que o sal é iodado.
Agora, vamos compartilhar uma enquete, responda-a.Daqui 5 dias responderei a mesma.
Edson Machado.

domingo, 21 de novembro de 2010

CURIOSIDADES...

POR QUE AS CEBOLAS FAZEM CHORAR?

Quando estamos ministrando aulas de química, o que mais a gente ouve é o porquê de estudarmos certos assuntos de química.
Muitas vezes nos parece complicado quando visualizamos as fórmulas químicas e suas equações. Sabe, através dos anos de sala de aula percebemos que a contextualização dos conteúdos é o meio mais óbvio de entender e compreender a química, pois ela está em nosso cotidiano. Para ter uma compreensão do que falo leiam o texto sobre as cebolas.
Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos(sulfóxidos de aminoácidos).
As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfênico. O ácido sulfênico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico (H2SO4) e sulfídrico (H2S).O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder.
Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação. É provável que tenha por hábito esfregar os olhos, mas não podia fazer pior uma vez que terá sumo de cebola nas mãos.
Não obstante, são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Para reduzir a libertação do gás recomenda-se descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica. Molhar as mãos e a cebola antes de  cortar vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a umidade dos seus olhos).
O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás,logo menos irritação.
Cebolas frias tiradas da geladeira provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem esfriar a faca por 2 minutos na geladeira antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Diferentes espécies de cebolas libertarão quantidades diferentes de ácidos, portanto a irritação que provocam também será diferente. 

Gostaram do texto? Procurei fazer uma relacão com nosso cotidiano.
Assim observa-se que no 3º bimestre estudamos sobre as funções inorgânicas (ácidos, bases, óxidos e sais). Se prestaram atenção verificaram que o texto falou de dois ácidos um oxigenado e outro hidrogenado. Faça um comentário dizendo os nomes dos ácidos mencionados no texto.

Edson Machado

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REAÇÕES DE OXIDAÇÃO


Neste bimestre ainda estamos estudando as reações orgânicas e uma parte delas muito interessante é sobre a oxidação de alcoóis. Muitas vezes não sabemos porque o vinho azeda ou porque as pessoas que usam bebidas alcoolicas sentem mal estar no dia seguinte. Sabe isto tem haver com a oxidação do alcool, no primeiro caso quando deixamos uma garrafa de vinho aberta o oxigênio do ar oxida o vinho transformado-o inicialmente em aldeído e logo após em ácidos carboxílico, isto te lembra algo já estudado? Claro que sim , um ácido carboxílico muito usado é o acético, aquele que encontramos diluido no vinagre. Se lembou? pois é a química é mesmo cotidiana, uma outra situação que está se transformando corriqueira é o uso dos bafômetros, você já ouviu falar? não? então vamos refletir sobre o texto extraído do Brasil escola.


O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente.

Todos os tipos de bafômetros são baseados em reações químicas, e os reagentes mais comuns são dicromato de potássio e célula de combustível. A diferença entre estes dois reagentes é que o dicromato muda de cor na presença do álcool enquanto a célula gera uma corrente elétrica.

O mais usado pelos policiais no Brasil é o de Célula de combustível, a química deste bafômetro você vê a seguir:

1 . O álcool expirado reage com o oxigênio presente no aparelho, esta reação ocorre com a ajuda de um catalisador;

2 . Ocorre a liberação de elétrons, de ácido acético e de íons de hidrogênio;

3 . Os elétrons então passam por um fio condutor, gerando corrente elétrica. Um chip presente dentro do aparelho calcula a porcentagem e dá a concentração de álcool no sangue. Quanto mais álcool, maior será a corrente elétrica.

E não existem desculpas para se negar a fazer o teste, como por exemplo:

- Recusar a soprar o canudinho por ele estar contaminado: ele é descartável e tem uma válvula que impede que o ar de dentro volte para sua boca;

- Dizer que não consegue assoprar? É preciso 1 litro e meio de ar para fazer a medição, é o equivalente a um sopro de cinco segundos.

E mais, não adianta tentar disfarçar o hálito, mascar chicletes, tomar azeite, etc, todas essas artimanhas não o impedirão de perder a carteira e ter o veículo apreendido.

Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


E aí gostaram do texto? vocês também podem sugerir novos textos, é só mandar um recadinho dizendo o que gostariam de saber que envio a resposta em forma de texto em meu blog. Abraços,
Edson Machado

domingo, 14 de novembro de 2010

CONCURSO EDUCABLOG NTE REDENÇÃO

Eu só tenho é que agradecer, primeiramente a Deus que está sempre presente em minha vida e por me dá forças e entendimento, para assim poder estar aqui blogado e compartilhando minhas experiências pedagógicas, pois não há coisa melhor que o reconhecimento pelo trabalho desempenhado.
Muito obrigado a todos que acessaram, fizeram comentários e compartilharam comigo os momentos de trabalho.

Obrigado!
Ah! depois posto as fotos da entrega do Prêmio em slide show.
Edson Machado

COMO O EFEITO ESTUFA ALTERA O CLIMA

EFEITO ESTUFA

A partir de questionamentos feitos nas últimas aulas sobre as alterações do nosso clima, resolvi escrever este artigo que fala um pouquinho de como o nosso clima está sendo afetado pelo efeito estufa.
Inicialmente, como ponto de vista meu, acredito que colocamos o CO2 como o grande vilão e principal responsável pelo aquecimento global, mas não é assim.
Para entendermos como ocorre o efeito estufa vamos fazer as seguintes refflexões:
1. A radiação solar entra em nossa atmosfera, vindas do sol e outros  astros;
2. Uma parte dela é refletida pela atmosfera e muitas voltam para o espaço novamente;
3. A maior parte é absorvida pela superfície terrestre e começa a aquecer o planeta (águas, solo);
4. Assim a Terra começa a emitir calor na forma de radiação, ou seja ela começa a distribuir o calor recebido para todos os seres;
5. Parte dessa radiação deixa a atmosfera;
6. outra parte é bloqueada pelo vapor de água, dióxido de carbono e outros  gases presentes na atmosfera;
Assim o nosso planeta começou a ficar mais quente, mas aí me perguntam, qual a causa do aumento da temperatura?
Para nós aqui no Sul do Pará é bem mais fácil explicar, pois no período de agosto à setembro, a região sofre constantemente com as queimadas excessivas, além da queima de combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina) produzida pelos veículos e essas atividades aumentam a concentração dos gases estufa na atmosfera, elevando a temperatura global.
Espero ter respondido o questionamento.
Abraços,
Edson Machado.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VULTO DA QUÍMICA DO MÊS DE NOVEMBRO

NIELS HENRIK DAVID BORH

Nasceu em Capenhague, Dinamarca, em 1885. Estudou na Dinamarca e na Inglaterra. Foi professor da Universidade e diretor do Instituto de Física Teórica de Copenhague. POr seus trabalhos sobre estrutura atômica, recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1992. Estudou a fissão nuclear, contribuindo assim para o desenvolvimento da energia atômica. Faleceu em 1962. Em sua homenagem, o elemento químico 107 recebeu o nome bóhrio (Bh).