Redenção / Pará -

domingo, 17 de outubro de 2010

RECADO PARA AS TURMAS DO 1º ANO - ESCOLA MARIA BENTA

ATENÇÃO GALERA!


Nesta semana vamos começar a fazer as práticas sobre o conteúdo visto na semana anterior, o tema da aula prática é Reações inorgânicas, vamos aprender a diferenciá-las e serão divididas em:
* Reação de Síntese
* Reação de Análise ou decomposição
* Reação de Simples troca ou deslocamento
* Reação de dupla troca


Iremos fazer uma de cada vez só que vocês é que vão diferenciá-las, identificando cada uma delas através de relatório escrito.


Aguardo vocês a partir de 18/10.
Abraços,

Edson Machado.

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA ALUNOS DO 2º ANO

EQUILÍBRIO QUÍMICO

Olá pessoal!

Neste primeiro momento nós vamos estudar equilíbrio químico, esse processo dinâmico em que as reações se processam.
Leiam o texto sobre o equilíbrio e em seguida darei exemplos cotidianos.

Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda da flecha e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.

Reagentes  \rightleftharpoons   Produtos
A + B  \rightleftharpoons   C + D

Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química. O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes).

Reagentes  \rightleftharpoons  Produtos
A + B  \rightleftharpoons  C + D

A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema.

Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.

Através deste texto eu quero que os alunos façam uma relação sobre o conteúdo estudado e o dia-a-dia de cada um, por isso vejam os exemplos abaixo:
O equilíbrio está muito presente em nossas vidas um deles é Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2)— que faz parte do Processo de Haber
N2(g) + 3H2(g)  \rightleftharpoons  2NH3(g)



 Outro exemplo muito legal é sobre o galinho do tempo, quando eu era criança, e visitava minha avó, verificava sempre em cima da geladeira um galinho que mudava de cor, não entendia mas gostava daquele fato interessante. Hoje sei o que ocorre com o galinho.
Quimicamente falando alí ocorre uma reação reversível onde se processa o equilíbrio químico do Cloreto de Cobalto II e funciona assim: um sal azul que se hidrata facilmente, o cloreto de cobalto, é aplicado no galo. Em contato com a umidade, típica dos dias de chuva, esse sal sofre uma reação química e fica rosa. As chances de acerto são de 70% no verão e 50% no inverno.
Veja a figura do galinho do tempo, acredito que com certeza vocês vão se lembrar dele.

E aí gostaram?
Abraços,

Tenham dúvidas e questionem através de comentários.

Edson Machado.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TEXTO REFLEXIVO PARA O 3º ANO

OS POLÍMEROS


Neste bimestre estaremos fazendo um estudo sobre as reações orgânicas e uma delas que nos faz ficar intrigados é sobre a polimerização (é uma reação na qual um certo número de moléculas chamadas monômetros se une formando uma molécula maior chamada polímero).
Para entender essa reação, seria fazer uma comparação com os clips, ou seja, quando encaixamos um no outro formando uma cadeia de clips, isto seria um bom exemplo para enetndermos o que é um polímero.
Então me perguntam e daí, para que serve um polímero? Existe uma utilização infinita do polímeros, eles estão na formação de nosso cabelo até nas carenagens dos foguetes espaciais, bem como nas roupas que vestimos ou nas tubulações, discos, garrafas PET, filmes e copos.
Observaram a infinidade de sua utilização, mas não é só, logo abaixo mostrarei os nomes dos polímeros e sua aplicação:
1- Polietileno - isolante elétrico, garrafas, copos, brinquedos, sacos de lixo.
2- Polipropileno - garrafas, filmes e tapetes.
3- Cloreto de polivinila (P.V.C) - tubulações e capas de chuva.
4- Poliacrilonitrilo (orlon) - tecidos, tapetes e bichos de pelúcia.
5- Poliestireno (isopor) - isolantes termicos, geladeiras, embalagens e objetos domésticos.
6- Acetato de polivinila (P.V.A.) - tintas e adesivos.
7- Poli (metacrilato de metila) (acrílico) - objetos transparentes, tintas, lentes de contato.
8- Politetrafluoretileno (teflon) - revestimento antiaderentes de panelas.
9- Poliisopreno (borracha) - eslastômetro natural.
10- Borracha de butadieno e estireno (SBR) - elastômetro sintético pneu de carros e motos.
11- PET dácron (poliéster) - fibras sintéticas, filmes.
12- Náilon 66 (poliamida) - Fibras sintéticas.
13- Kevlar (poliamida) - coletes a prova de balas
14- Lexan (policarbonato) - transparente e resistente (visor de capacete de astronauta, colete a prova de balas.

Ufa!, Viram o tanto que são importantes os polímeros e eu não citei a metade, ainda faltam os naturais e você conhece um deles, a borracha natural que é obtida do látex extraído da seringueira e são hidrocarbonetos.

Olha o tanto que é interessante este estudo que vamos fazer e muitas vezes estão inseridos em questões de vestibular.

Qualquer dúvida é só me mandar um comentário, responderei com muito prazer.

Abraços,
Edson Machado

BOAS VINDAS AO 4º BIMESTRE

Escola Estadual Maria Benta e Palma Muniz

Olá gente!

Está chegando o fim de mais um ano, foi cheio de conquistas e muito aprendizado, agora só está faltando um bimestre e ele vem cheio de novidades e muitos ensinamentos.
Está postado os conteúdos que iremos estudar no 4º Bimestre, espero que vocês façam uma leitura nos conteúdos do livro para que nossa aula seja mais dialogada e reflexiva.

Conteúdos 1º Ano
* Reações Químicas
- Síntese
- Análise
- Simples Troca
-Dupla Troca

* Relação de massa e conceito de Mol
- Unidade de Massa atômica e Massa Molar
- Constante de Avogadro

* Radioatividade
- Partículas e radiações

Conteúdos 2º Ano
* Equilíbrios Químicos
- Constantes de Equilibrio
- Deslocamento de Equilíbrio

- Princípio de Le Chatelier

* Equilíbrio em Meio Aquoso
- Constante de ionização
- Produto iônico da água e pH

Conteúdos 3º Ano
* Principais Reações Orgânicas
- Reações dos Hidrocarbonetos (Substituição, adição, eliminação)
- Reações de álcool (Desidratação, oxidação, esterificação)

* Polímeros
- Polímeros Sintéticos
- Polímeros de Adição
- Borracha

Um forte abraços,

Edson Machado.