Redenção / Pará -

domingo, 26 de setembro de 2010

VULTO DA QUÍMICA DO MÊS DE OUTUBRO

ERNEST RUTHERFORD


Nasceu em Nelson (Nova Zelandia), em 1871. Foi professor no Canadá e na Inglaterra - nas Universidades de Manchester e Cambrigde. Trabalhou com ondas eletromagnéticas, raios X, radioatividade e teoria nuclear, e realizou a primeira transmutação artificial. Recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em 1937. Em sua homenagem, o elemento químico 104 foi chamado de rutherfórdio (Rf).
Como vimos Rutherford foi de suma importância para os primeiros conhecimentos sobre a Química moderna, e sua contribuição mais clássica foi em melhorar profundamente a compreensão do modelo atômico.

KIT SUGESTÃO

ATENÇÃO ALUNOS É HORA DE REVISAR OS CONTEÚDOS E AQUI VAI ALGUMAS DICAS PARA QUE SEU ESTUDO SEJA SATISFATÓRIO.

1. Reveja as anotações em seu caderno
2. Leia os textos passados
3.Resolva os exercícios novamente
4. Anote as dúvidas na resolução
5. Não deixe para estudar no dia da avaliação, isso pode ser perigoso.

Abraços,

Edson Machado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OS ÓXIDOS

Neste bimestre estamos fechando o nosso conteúdo do 1 º Ano com a 4ª função química chamada de óxidos, vimos a importância de alguns em nossa vida, definimos que óxidos são compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
Além da definição vimos a classificação: óxidos básicos, ácidos, neutros e peróxidos.
Diferenciamos cada um e descobrimos que o H2O2 é conhecido como peróxido de hidrogênio ou água oxigenada.
Pensando e refletindo aí vai mais uma curiosidade:
O que é cal virgem?

A cal virgem é conhecida como óxido de cálcio tem o nome comercial de cal virgem ou cal viva, enquanto o hidróxido de cálcio é conhecido por cal extinta ou cal apagada.
CaO + HOH ---- Ca(OH)2

Agua de cal ésolução (mistura homogênea) aquosa de Ca(OH)2. Leite de cal é suspensão (mistura heterogênea) de Ca(OH)2

Pensem nisso!

Edson Machado

FACEMB - Feira de Artes e Ciências da Escola Maria Benta

O tema deste ano da Feira de Ciências foi muito sugestivo, pois nos deu uma noção do que é realmente o Continente Africando, cheio de contrastes e mistérios.
Em todos os trabalhos os quais pude visitar notei que os alunos estavam empenhados, sabiam realmente falar sobre o que propuseram.
Mando agora um abraço para todos os alunos da Escola maria Benta em especial para os alunos do 3º Ano "B", pois todos estavam perfeitos na apresentação suportaram o calor intenso daquela sala, mas acredito que valeu a pena o sacrificio, todos que adentraram em nossa sala saíram sensibilizados com a apresentação e também com os videos produzidos por eles.

abraços a todos.

Obs: Quem quiser o video, é só me procurar.

Edson Machado

Deixe seu comentário sobre a Feira aqui.

sábado, 4 de setembro de 2010

Cinética Química

PORQUE OS ALIMENTOS SÃO GUARDADOS EM GELADEIRAS?

Aparentemente esta indagação parece ser muito simples e obvia, não é mesmo, mas quando relacionamos com estudos voltados para a Química, encontramos respostas mais classicas e clara.
Quando estudamos a parte de Cinética Química, conteúdo referente ao 3º Bimestre dos 2º anos da Escola Estadual Maria Benta, fica mais claro o entendimento do porquê que os alimentos são guardados em geladeiras, pois para a Cinética existem 5 fatores que influenciam na velocidade de uma reação química: superfície de contato, temperatura, natureza dos reagentes, concentração dos reagentes e catalisador.
Para responder a questão proposta utilizaremos o seguinte fator: TEMPERATURA, pois de acordo com a cinética "quanto maior a temperatura maior será a velocidade da reação química, assim 1 kg de carne deteriora mais rapidamente se ficar fora da geladeira, porque fora a temperatura, aqui em nossa região é de aproximadamente 35 ºC, enquanto a temperatura média  dentro da geladeira é de mais ou menos 10 ºC. Isto comprova a utilização de geladeiras como conservantes de alimentos.
São situações tão simples, mas que tem uma relação muito intensa com nossa vida diária e muitas vezes respondendo perguntas tão simples.

Edson Machado.

Isomeria Óptica - A Anfetamina

ANFETAMINA PODEROSO ESTIMULANTE

A anfetamina é um medicamento com podreosa ação estimulante sobre o sistema nervoso central. Pode ser usada, sob orientação médica no tratamento de pacientes que sofrem de depressão.
Em alguns países (não é o caso do Brasil), dois fabricantes vendem esse medicamento com nomes comerciais diferentes, os quais vamos chamar de A e B. Em análise verifica-se que ambos possuem exatamente a mesma fórmula estrutural plana. A dose diária de A indicada com antidepressor é de 5mg, enquanto, para obter o mesmo efeito, um paciente deve ingerir 10mg de B. Se ambos possuem a mesma fórmula estrtutural plana, qual será o motivo para essa aparente contradição?
Respondendo a questão vamos fazer uma relação com o conteúdo ISOMERIA ÓPTICA que estamos estudando neste bimestre no 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Estaduais Maria Benta e Palma Muniz.
Verifica-se que de acordo com estudos científicos a anfetamina possui um CARBONO QUIRAL, isso faz com que ela possua dois isômeros ópticos, sendo que um deles atua sobre o organismo como medicamento (efeito fisiológico), mas o outro não.
Então podemos concluir que o produto A, cuja dose diária é de 5mg, é composto apenas pelo isômero que possui efeito como medicamento. Já o produto B, cuja dose diária é o dobro (10mg), constitui uma MISTURA RACÊMICA, inativa. Ao ingerir 10mg desse produto, o paciente estará ingerindo 5mg do isômero que atua como medicamento e 5mg do outro, que não atua.
Daí percebemos o verdadeiro encaixe de alguns medicamentos em nosso organismo e seus efeitos colaterais, assim podemos sempre fazer uma relação científica entre os conteúdos estudados em sala de aula e a aplicação deles em nosso cotidiano.


Edson Machado.